O gfcompc é um software que realiza a comunicação entre o PC e o CBA. A partir da versão 5.2 o gfcompc somente será utilizando para configuração inicial e sincronismo de arquivos com o CBA3200 através do cabo serial, o mesmo não é compatível com Guide Fleet™ 3500 display e MTG 4G.
A primeira configuração de um CBA3200, recém-adquirido ou formatado precisa ser realizada através do “cabo de comunicação serial”.
Após configuração dos parâmetros, conforme imagem acima, será necessário clicar no botão “ok”, localizado no canto superior direito, para iniciar o processo de envio dos arquivos de configuração ao CBA. Em seguida será apresentada a tela conforme imagem a seguir:
O envio das configurações será dividas em duas partes.
Para que possa ser enviada a primeira parte deve-se clicar no botão “sincronizar” da tela acima e serão enviados os arquivos básicos de configuração (wlan, gps, gprs e afins). Estes arquivos serão encaminha-dos para o CBA somente quando este equipamento estiver formatado e tal configuração é realizada somente via cabo serial de comunicação.
Para encaminhar o restante das configurações, feche o gfcompc e abra-o novamente (lembrando que os ajustes feitos na tela de opções serão mantidos), clique no botão “ok” e na sequência aperte novamente o botão “sincronizar”. Antes de realizar este procedimento, certifique-se que o CBA já foi reiniciado e está apresentando a tela inicial. Os arquivos enviados neste processo serão os de aplicação, colaboradores, atividades, locais, entre outros.
Quando um CBA já estiver configurado e for necessário atualizar algum cadastro, basta realizar sincronismo uma única vez com o equipamento.
Coleta de registros
Depois que o CBA3200 foi configurado, e está instalado no veículo, ele já passa a registrar todas as atividades, eventos e apontamentos ocorridos. Estas informações são registradas em arquivos de registros operacionais, alocados na memória do computador de bordo.
A partir da versão 5.2 o processo de coleta destes arquivos com o gfcompc somente será feito via cabo serial de comunicação:
Para mais informações das configurações do gfcompc, e as opções de coleta de registros citadas acima consulte a equipe de suporte ao produto.
Além do gfcompc, também é possível coletar os dados via sinal de internet gprs para os CBA3200 e gprs/3G para os MTG 4G, porém para utilização de tal recurso é necessário que o equipamento esteja localizado em área de cobertura gprs.
Para que ocorra a coleta de registros e atualização das configurações no CBA3200 é preciso que esteja com sinal mínimo de 20 (visualizado na tela do próprio computador de bordo: tecla menu / gprs).
O processo de comunicação gprs envia as informações em duas etapas: pacotes de rastreamento e registros operacionais.
• Os pacotes de rastreamento são enviados quando é registrado qualquer evento ou alarme, quando atinge o valor estabelecido para distância percorrida ou do ângulo, ou a cada 2 minutos. Caso não haja cobertura de sinal nestas condições, o CBA armazenará tais informações em arquivo interno, que será transmitido assim que existir cobertura novamente.
• Os registros operacionais são enviados conforme parametrizado no GF Explorer em configurações operacionais.