Os computadores de bordo (CBAs) instalados nas máquinas são responsáveis pela aquisição dos dados de atividades e eventos ocorridos na máquina, através de monitoramento de uma série de sensores, mensagens CAN e interação com o operador.
Para que os dados coletados no computador de bordo possam ser transferidos à um servidor e analisados pelos usuários, trabalham em conjunto uma série de serviços e/ou sistemas, denominados módulos, descritos abaixo.
Módulos do Guide Fleet
GFExplorer: É a principal interface com o usuário. É um sistema computacional dedicado e desenvolvido para web, que pode ser acessado via web. É através deste sistema que os usuários podem realizar todo o cadastramento necessário para o funcionamento do Guide Fleet, incluindo cadastro de colaboradores, equipamentos, implementos, atividades, fazendas. É através deste portal também que é realizada toda a configuração lógica dos computadores de bordo, isto é, definição do tipo de equipamento (colhedora, trator, caminhão, etc.) em que cada computador de bordo será instalado, relação de atividades, cadastramento de eventos e parametrização do sistema quanto ao monitoramento de condições, tais como limites de velocidade, limites de tempo para motor ocioso, entre outros.
GFAnálise: É o módulo responsável por realizar a transcrição dos arquivos gerados pelo computador de bordo, consolidar as informações contidas nestes arquivos e gravá-las no banco de dados do sistema, a fim de poderem ser consultadas pelo usuário final.
GFConf: É o módulo que gera os arquivos de configuração para a atualização dos CBAs, conforme parametrização e cadastramento realizados pelos usuários.
File Transfer: É o módulo responsável por realizar a transferência de arquivos de dados, incluindo registros operacionais, arquivos de rastreamento e arquivos de configuração entre dispositivos que realizaram o sincronismo dos dados com os CBA via cabo serial (como serviço de contingência) e o servidor principal. Os postos de leituras fixos não mais utilizam este módulo.
GWJ: É o móulo responsável pela transferência dos arquivos gerados pelos CBAs até o servidor através do sistema de dados de celular (GPRS), e também responsável pela transferência dos arquivos nos postos de leitura fixos, através de comunicação via Wi-Fi.
PLM: É um computador de bordo modificado, denominado Posto de Leitura Móvel, que pode ser utilizado como processo de contingência para a transferência de arquivos entre o CBA e o servidor, a fim de atender aos equipamentos em áreas onde o sinal de celular (GPRS) não esteja disponÃvel. O sistema é capaz de conectar-se automaticamente aos CBAs e fazer o ‘download’ dos arquivos armazenados em sua memória, assim como fazer o ‘upload’ de arquivos de configuração.Â