Os computadores de bordo têm a capacidade de monitorar o funcionamento de diversos sistemas da máquina onde estão instalados, através de comunicação direta por mensagens CAN e/ou sensores, utilizando-se de entradas analógicas, digitais e/ou pulsadas.

Para um melhor entendimento do usuário, cada sistema monitorado pode ser considerado um evento, cuja descrição pode ser pré-definida pelo sistema Guide Fleet (como por exemplo vários dos chamados ‘eventos fixos’ e/ou que venham através de mensagens CAN), ou então definidos pelo usuário.

De maneira geral, vários destes eventos podem ser configurados de forma a considerar um ‘filtro’ ou um ‘tempo de tolerância’, a partir do qual este evento pode ser considerado uma ocorrência indesejada. Como exemplo, podemos considerar o evento denominado ‘motor ocioso’, o qual pode ser configurado na tela de definição de parâmetros operacionais.  Deste modo, o sistema irá considerar sempre tempo e ocorrências totais (independente do valor atribuído ao filtro) e os valores acima do filtro.

Os relatórios deste painel irão sempre mostrar ocorrências e tempo acima do filtro e total de ocorrências e tempo. Para eventos que estejam considerando filtros, estes valores serão diferentes, sendo que os valores acima do filtro serão sempre menores que os valores totais. Para eventos em que não há cadastramento de filtro, os valores totais e acima do filtro serão iguais.

O painel apresenta um relatório de informações consolidadas, denominado “Resumo das entradas”, e outros quatro relatórios que mostram as estatísticas por equipamento. 

No relatório de resumo das entradas, o gráfico apresenta a soma do tempo acima do filtro e o número de ocorrências acima do filtro de cada evento para cada tipo de equipamento.

Neste relatório, os eventos estão separados em função do tipo de entrada/sensor utilizado para o monitoramento do evento: Entrada Analógica, Entrada Digital, Entrada Pulsada e Evento Fixo.

Em cada evento há um link que permite ao usuário acessar outros sub relatórios e que permitem detalhar o evento selecionado por equipamento por operador ou por dia.

Os demais relatórios como por exemplo o relatório “EVENTOS FIXOS por equipamento” mostram todos os eventos individualmente para cada equipamento e permite também que o evento seja detalhado por dia ou por operador. Nestes relatórios