A disponibilidade mecânica da frota é um dos principais indicadores de gestão, pois ela está diretamente relacionada ao seu custo, tanto de CapEx (Custo de Investimento), pois quando menor a disponibilidade mais equipamentos são necessários para realizar um mesmo volume de trabalho, como de OpEx (Custo Operacional), pois baixa disponibilidade está associada em geral à custos de manutenção, consumo de peças, mão-de-obra, serviços de terceiros, entre outros.
     Entende-se por indisponibilidade mecânica o tempo que um equipamento permanece impossibilitado de ser utilizado em função de qualquer atividade ou intervenção relacionada à manutenção. Por exemplo, se um equipamento fica 2:00h em manutenção em um dia de 24:00h, tem-se que a indisponibilidade mecânica deste é 2/24 = 8,33%. Por consequência, descontando-se estas 2:00h de manutenção sobram 22:00h em que o equipamento está disponível, contabilizando, portanto, 22/24 = 91,67%, que é o valor da disponibilidade mecânica.
     No exemplo acima, o cálculo foi realizado considerando um dia de 24 horas. Entretanto, existem situações em que a jornada diária de trabalho é menor que as 24 horas do dia, como por exemplo em operações de plantio. Neste caso é desejável que a disponibilidade mecânica seja também avaliada sobre a jornada útil de trabalho, e não sobre as 24 horas, uma vez que, conceitualmente, se não há jornada de trabalho, o equipamento não é necessário.
     Como exemplo, se considerarmos que a jornada útil de trabalho é de 20:00h, existindo, portanto, uma ‘janela’ de 4:00h, a indisponibilidade mecânica do exemplo anterior é igual a 2/20 = 10%, e portanto, a disponibilidade mecânica é igual a 18/20 = 90%
 Estes dois cálculos são realizados automaticamente pelos relatórios deste painel, apenas escolhendo-se a opção “Considera jornada efetiva?” no filtro do painel. Se opção selecionada for NÃO, o cálculo será realizado sobre 24h do dia. Se a opção for SIM, então os relatórios vão considerar o tempo de jornada efetiva. Lembrando que a jornada efetiva corresponde à diferença entre 24 (h/dia) e a soma dos tempos das atividades improdutivas classificadas como jornada.


    O relatório “Disponibilidade mecânica geral da frota” apresenta o valor consolidado para todos os equipamentos da frota para o período selecionado.  No exemplo ao lado tem-se que a disponibilidade mecânica geral da frota corresponde a 85,4%, o que equivale a dizer que de 24h do dia, os equipamentos estiveram disponíveis 20:30h e, portanto, 3:30h em atividades classificadas como manutenção.

    O relatório “Disponibilidade mecânica geral da frota por tipo equipamento”, apresenta os valores do indicador separadamente para cada tipo de equipamento. No painel é possível utilizar vários filtros, como por exemplo selecionar apenas alguns tipos de equipamento. A seleção deste filtro terá influência sobre todos os relatórios do painel, inclusive o relatório anterior. 

    O terceiro relatório do painel, “Disponibilidade mecânica geral da frota por frente” compara o valor do indicador para cada frente de trabalho, conforme ilustra a figura a seguir.

 

Neste relatório, os valores de cada frente representam o valor consolidado da disponibilidade mecânica de todos os equipamentos considerados no filtro e que atuaram em cada frente de trabalho. Exemplo: Se no filtro forem selecionados “Colhedoras” e “Tratores”, o valor da disponibilidade mecânica deste relatório vai representar disponibilidade mecânica média destes dois tipos de equipamentos para cada frente.
 Para comparar a disponibilidade apenas das colhedoras para todas as frentes, por exemplo, este equipamento deve ser exclusivamente selecionado no filtro Tipo Equipamento.
 Por fim, o relatório “Atividades de manutenção geral da frota” apresenta o tempo total acumulado de todas as atividades improdutivas classificadas como manutenção, e que, portanto, entram no cálculo do valor da disponibilidade mecânica. Do mesmo modo que o anterior, o relatório considera todos os tipos de equipamentos selecionados no filtro. Se mais de um tipo de equipamento for selecionado, as atividades e respectivos tempos serão apresentados considerando atividade e tipo de equipamento. Se uma mesma atividade for apontada por diferentes tipos de equipamentos, para cada um deles, a atividade será apresentada individualmente, conforme no exemplo considerado. Esta análise pode ser importante para identificar os maiores ‘gargalos’ ou atividades que mais impactam a disponibilidade geral da frota.

 

A partir dos relatórios deste painel é possível acessar diversos outros sub relatórios que mostram diferentes detalhes/visões.
 Um dos relatórios importantes é “Evolução da disponibilidade mecânica por tipo equipamento”, o qual apresenta o valor diário do indicador, permitindo uma avaliação visual da evolução histórica da disponibilidade. É possível também obter-se os valores de disponibilidade mecânica por equipamento, frota a frota.
"