A gestão do uso de combustível é um dos pontos principais para redução dos custos operacionais das frotas agrícolas. Uma forma indireta de apurar o consumo de combustíveis dos equipamentos é controlar o volume de abastecimento e compará-lo com os tempos de motor ligado, por exemplo. 

Para alguns modelos de equipamentos John Deere, o consumo instantâneo de combustível pode ser monitorado via integração entre os computadores de bordo e a rede CAN destes equipamentos.

Os relatórios deste painel apresentam, portanto, estatísticas detalhadas do consumo de combustível exclusivamente para colhedoras e tratores John Deere com perfil CAN estabelecidos.

O primeiro relatório do painel, “Consumo de combustível (consolidado)” mostra estatísticas do volume de Diesel consumido pela frota, separadamente para cada tipo de equipamento. Na visão gráfica, são apresentados o volume total consumido (litros), o consumo horário médio (litros/hora) e o consumo por área de trabalho (litros/hectare).

O volume de Diese consumido é mostrado em três barras sobrepostas. A barra cinza mostra o volume total consumido, equivalente à soma do volume de todos os equipamentos, para o período selecionado. 

Em verde é apresentado o volume consumido regime de trabalho isto é equipamento em deslocamento e com entrada digital que define trabalho ligada. Em amarelo a diferença entre o volume total consumido e o volume consumido em trabalho.

A segunda coluna do gráfico mostra os consumos médios horários em litros por hora. Em verde claro é apresentado o consumo médio horário em regime de trabalho. Este valor é calculado dividindo-se o volume total de Diesel gasto em regime de trabalho e o tempo total de trabalho. Em verde escuro é mostrado o consumo médio horário com motor ligado. O valor é calculado dividindo-se o volume total de Diesel consumido pelo tempo total de motor ligado.

O consumo médio horário em trabalho é maior que o consumo médio horário geral uma vez que quando em trabalho o motor está operando em rotação e exigências maiores. Fora da condição de trabalho o motor é menos exigido (deslocamentos manobras e até marcha lenta) 

O relatório “Consumo de combustível por frente (consolidado por tipo equipamento)” apresenta estas mesmas métricas separadamente por frente de trabalho. Embora o volume total de combustível consumido seja influenciado pelo número de equipamentos que trabalharam em cada frente os valores de consumo horários médios (litros/hora) e os valores de consumos por área trabalhada (litros/ha) são métricas importantes que podem ser utilizadas para comparar as condições de consumo entre as frentes de trabalho. 

Consumos mais elevados podem estar associados à idade manutenção ou regulagem das máquinas e também às condições da frente de trabalho.

A condição de cada equipamento individualmente com relação ao consumo pode ser visualizada no relatório “Consumo de combustível por equipamento” o qual mostra estas mesmas estatísticas individualmente para cada equipamento. O relatório permite ainda segregar os equipamentos em função da frente de trabalho e/ou aplicação. 

A evolução diária do consumo de combustível pode também ser visualizada no relatório “Evolução do consumo de combustível por tipo equipamento” o qual mostra dados diários de consumo. Os volumes totais consumidos ao longo de cada dia podem mostrar variações significativas em função do tempo de trabalho/motor ligado os quais são funções de muitos fatores inclusive gerenciais e clima. Entretanto o principal objetivo deste relatório é mostrar a tendência de consumo médio horário em trabalho e no geral. Assim 

A redução do consumo de combustível pode ser obtida de diferentes maneiras. A boa manutenção e regulagem dos equipamentos e a correta operação durante o trabalho podem reduzir o consumo horário principalmente em regime de trabalho. Aproveitar corretamente a rotação do motor mantendo ligado o sistema ‘Field Cruise’ 

Entretanto existem atividades não produtivas que são realizadas com motor ligado e que portanto consomem combustível sem que nenhum trabalho seja realizado. O relatório “Consumo de combustível – detalhe por tipo atividade” mostra a porcentagem do combustível que foi consumido em atividades produtivas e improdutivas e destaca o regime de consumo por tipo de atividade e sua classificação