Considerações gerais

Os relatórios contidos neste painel têm por objetivo apresentar análises sobre a distribuição dos tempos em função das atividades apontadas pelo sistema e/ou operadores.
 Na configuração inicial do Guide Fleet, o usuário pode cadastrar atividades produtivas, as quais serão representadas nos gráficos em cor ‘verde’ e atividades improdutivas, representadas nos gráficos em cor ‘vermelha’.
 O Guide Fleet permite ao usuário cadastrar quantas atividades produtivas ou improdutivas desejar, escolhendo livremente o código e descrição de cada atividade.
 O sistema exige ainda que todas as atividades improdutivas sejam classificadas entre 1 das 8 classes consideradas, apresentadas a seguir. Esta classificação tem por objetivo permitir ao sistema poder ‘agrupar’ diferentes atividades que representem uma mesma situação. Por exemplo, é possível cadastrar diferentes atividades improdutivas que estejam todas associadas a condições de clima (parada por chuva, solo úmido/seco, vento, etc.)


Classes das atividades improdutivas

Clima: Qualquer atividade que esteja relacionada à impossibilidade de operação for fator climático.
Manutenção: Qualquer atividade que esteja impossibilitando a operação do equipamento e que esteja associada a situações de manutenção mecânica. Importante considerar que todas as atividades classificadas como ‘manutenção’ serão consideradas para a composição do indicador de disponibilidade mecânica.
Refeição: Atividades que indiquem que o equipamento não está em operação em função de seu operador estar em horário de refeição.
Jornada: Atividades que indiquem que o equipamento está inoperante durante o período para o qual foi estabelecido que não há jornada de trabalho (não há operador contratado ou escalado). Exemplo clássico são as usinas que possuem turnos de 10 horas, e entre os turnos não há operação (janela), fazendas ou atividades que não são executadas durante as 24 horas do dia ou então não trabalham durante um determinado dia da semana (domingo, feriado, etc.).
Fiscalização: Atividades que indiquem que o equipamento foi parado por questão de fiscalização, como por exemplo quando um caminhão canavieiro é parado na estrada no posto policial para verificação de documentação, pesagem, etc.
Gerencial: Qualquer atividade cujos tempos possam ser ‘reduzidos’ em funções de planejamento ou ações de gestão, como por exemplo tempo para troca de turno, tempo parado aguardando transbordo, etc.
Operacional: Atividades que estejam associadas ao processo operacional, mas que não possam ser reduzidas por ações ‘imediatas’. Por exemplo, tempo gasto com desembuchamento do equipamento.
Outras: Alguma atividade para a qual nenhuma das outras classificações tenha sido possível, como por exemplo, parada devido à acidente.

Principais relatórios

Os dois primeiros relatórios deste painel apresentam a distribuição dos tempos das atividades produtivas e improdutivas. O relatório “Tempos por tipo atividade (consolidado)” considera a distribuição dos tempos por tipo de atividade consolidados para toda a frota monitorada, obedecendo-se as condições de filtro consideradas. Por definição, o filtro considera um período de 7 dias tendo como data final o dia anterior à geração do relatório, e não considera nenhuma seleção de frentes de trabalho ou tipo de equipamento. O relatório “Tempos por tipo atividade por tipo equipamento (consolidado)” apresenta a distribuição dos tempos por tipo de atividade separadamente para cada tipo de equipamento.
 A classificação ‘Jornada’ é particularmente importante, pois ela permite algumas análises possam ser realizadas considerando apenas a jornada de trabalho efetiva, ao invés de considerar todas as 24h do dia. Como exemplo, considere que um equipamento tenha realizado 11,2h (11:12h) produtivas e 12,8h (12:48h) improdutivas, totalizando 24h no dia, mas que dentro destas 12,8h improdutivas, 3,9h (3:54h) tenham ocorrido por estar fora do turno efetivo de trabalho (‘jornada’).

Então, as 11,2h produtivas representam   aproximadamente 46,55% de um dia de 24h (11,2h/24h), mas se considerarmos apenas a jornada efetiva de 20,1h, estas mesmas 11,2h representam 55,67% da jornada efetiva (11,2h/20,1h).
 O usuário pode realizar estas duas análises, considerando a jornada útil diária ou as 24 horas no dia alterando a opção “Considera jornada efetiva?” no filtro do painel. Se o usuário deseja que a análise considere a jornada efetiva de trabalho, deve escolher a opção “Sim”, para que os relatórios separem a informação do tempo improdutivo fora de jornada (no exemplo, 3,9h) e considerem a jornada efetiva (no exemplo 20,1h). Para que a análise seja realizada sobre as 24h do dia, sem considerar a jornada efetiva realizada, deve-se selecionar a opção “Não”.
 Ambos os relatórios mostram os dados em formato de tabela. No caso do segundo relatório, os dados são apresentados separadamente por tipo de equipamento (trator, colhedora, caminhão, etc.).
 Estes relatórios apresentam as seguintes informações (colunas).
 Tempo de registro (hh:mm) – Corresponde a soma dos tempos de todos os registros para todo os equipamentos de cada tipo, conforme filtros estabelecidos. Se nenhuma frente de trabalho for selecionada no filtro, o relat&oacu"