As informações de consumo de combustível somente estão disponíveis aos equipamentos John Deere para os quais o computador de bordo consegue obter dados através de conexão via CAN.

Uma forma “indireta” de se obter informação do uso do combustível é monitorar os volumes abastecidos por equipamento.  

Vale salientar que para calcular-se com boa acurácia os consumos médios, tendo como base o volume abastecido, seria necessário que os cálculos sempre tivessem como base o momento do abastecimento, e que este sempre considerasse que o tanque de combustível da máquina estivesse sendo completado até seu nível máximo. Assim, o consumo por hora de motor ligado (ou distância percorrida), deveria considerar o volume gasto (igual ao que está sendo abastecido até a 100% da capacidade do tanque, e o tempo de motor ou distância percorrida desde o último abastecimento). Isto porque, em função da grande capacidade do tanque dos equipamentos agrícolas, a diferença entre volumes realmente consumidos e abastecidos por ser elevada.

Tendo em vista que não é possível considerar estas condições de forma automática, este relatório somente mostra dados de consumo para um período mínimo de 7 dias com informação de abastecimento, de forma que o ‘erro’ de um tanque a mais ou a menos no volume torna-se menos significativo.


Muitas empresas possuem controles eficazes de abastecimento de combustível inclusive contando com sistemas automatizados de registro.

A quantidade de Diesel com que cada equipamento foi abastecido pode ser informada manualmente pelo teclado do computador de bordo ou então ser carregada automaticamente ao banco de dados do GF a partir da integração dos dados de abastecimento registrados por sistemas automatizados.

Os relatórios deste painel têm portanto o objetivo de mostrar diferentes informações sobre o volume de abastecimento com Diesel. 

Os volumes totais de abastecimento podem ser vistos no relatório “Volumes abastecidos (consolidado)” que mostra a quantidade de Diesel abastecido (litros) por tipo de equipamento e o consumo horário médio dado em litros por hora de motor ligado (l/h) ou em litros por distância total percorrida (l/km).

Os dados de volume abastecido e consumos médios para cada tipo de equipamento comparando-se as frentes de trabalho podem ser encontrados no relatório “Volumes abastecidos por frente (consolidado por tipo equipamento)”. Os dados de cada frente separando-se por tipo de equipamento 

A partir do relatório de volumes consolidados é possível é possível acessar vários outros relatórios que mostram as estatísticas de abastecimento com mais detalhes.

No relatório “Evolução dos volumes abastecidos – consolidado da unidade” é possível identificar dia-a-dia a o volume total de Diesel utilizado para abastecimento dos equipamentos o número de equipamentos que foram abastecidos em cada dia o volume médio de abastecimento por equipamento entre outras estatísticas. O relatório permite ainda filtrar os dados por tipo de equipamento e/ou aplicação. A mesma informação 

As informações de abastecimento individualmente por equipamento são apresentadas no relatório “Volumes abastecidos por equipamento” o qual pode ser acessado a partir do relatório principal clicando-se sobre o nome do tipo do equipamento que se deseja detalhar.