Para os usuários que buscam acompanhar diariamente o desempenho da frota, montou-se um conjunto de relatórios formatados para mostrar informações de um único dia. Ao abrir o painel, os relatórios já são apresentados mostrando dados do dia anterior.
Os primeiros dois gráficos mostram a distribuição dos tempos produtivos e improdutivos, conforme já discutidos nos capítulos anteriores. O primeiro gráfico mostra dados consolidados por tipo de equipamento e o segundo por frente de trabalho.
O terceiro gráfico do painel, “24 horas - distribuição dos tempos improdutivos por classe da atividade” apresenta a distribuição dos tempos improdutivos subdivididos por classes. Na visão gráfica, o relatório mostra a distribuição acumulada das atividades de cada classe, em valor porcentual. No exemplo mostrado a seguir, as atividades gerenciais representaram 68,7% do tempo total improdutivo, para o período considerado, incluindo todos os tipos de equipamentos monitorados, visto que nenhuma restrição foi aplicada no filtro do painel.
Na visão gráfica, este mesmo relatório mostra que estes 68,7% de atividades gerais somaram 212:16h. A tabela mostra ainda os valores totalizados de cada classe como uma linha de resultados parciais, e para cada classe, mostra as informações consolidadas para cada frente de trabalho.
No exemplo considerado pode-se, portanto, verificar que as atividades ‘gerenciais’ são as que mais contribuíram para os tempos improdutivos, e ainda mais, que as frentes 2 e 3 foram as que mais somaram tempos improdutivos, comparativamente às demais frentes de trabalho.
O painel mostra ainda um relatório com estatísticas de tempo de motor ligado e de três importantes eventos que são monitorados pelos computadores de bordo: a) excesso de velocidade; b) excesso de rotação e c) motor ocioso.
Para cada um destes três eventos existem painéis de relatórios específicos, os quais serão apresentados em seguida.
O relatório “24 horas – principais eventos” mostra dois conjuntos de gráficos.
No primeiro conjunto são apresentados os tempos totais de motor ligado por tipo de equipamento, que corresponde à soma do tempo de motor ligado de todos os equipamentos monitorados para o dia selecionado. Para o caso de tratores, o tempo total de motor ligado foi de 140,9horas, e para colhedoras, 19,9 horas. Dividindo-se este tempo total pelo número de equipamentos monitorados, neste caso, número de tratores e colhedoras, respectivamente, obtém-se o tempo médio de motor ligado por equipamento, que no exemplo apresentado é de 2,6 horas por trator e 5,0 horas por colhedora.
O gráfico inferior, denominado ‘Principais eventos’ mostra o número de ocorrências de excesso de velocidade, excesso de rotação e motor ocioso, respectivamente, para cada tipo de equipamento. Os respectivos tempos totais de cada evento são apresentados neste mesmo relatório, na visão de tabela.
A visão de tabela destes resultados mostra para cada evento tanto o tempo total acumulado quando o número total de eventos ocorridos, além do tempo total em motor ligado.
A partir deste relatório é possível acessar outros sub relatórios detalhando estes eventos por equipamento, por colaborador e por frente de trabalho.